TRIPTOFANO: CONHEÇA A IMPORT NCIA DESTE AMINOÁCIDO

TRIPTOFANO: CONHEÇA A IMPORT NCIA DESTE AMINOÁCIDO

Não se assuste caso o nome  triptofano não soar familiar para você. Apesar da importância deste nutriente para o corpo humano, ele ainda é desconhecido por muitas pessoas. Hoje vamos falar sobre este aminoácido e sobre todos os benefícios e funções exercidas em nossos organismos. 

Mas antes de falarmos especificamente a respeito de um aminoácido, é imprescindível que entendamos melhor sobre o que são os aminoácidos de modo geral. Se triptofano é uma palavra estranha aos ouvidos de muita gente, aminoácidos, por sua vez, é mais difundida. Ainda assim, pode haver dúvidas sobre o que eles realmente são.

Basicamente, os aminoácidos são os elementos responsáveis pela síntese de proteínas no corpo humano. Para tanto, eles se ligam entre si para formar proteínas em músculos, tendões, cartilagens, tecido conjuntivo, unhas e cabelos e em alguns hormônios também. 

Nossos organismos precisam de 20 aminoácidos diferentes ao todo. Apesar disso, conseguimos sintetizar (produzir) apenas 11 deles. Os outros 9 dependem da ingestão de alimentos específicos e, portanto, são chamados de aminoácidos essenciais. 

O triptofano é justamente um desses 9 aminoácidos essenciais. Ele possui diversas ações dentro do organismo humano, sendo assim, fundamental estar sempre em níveis adequados. Acontece que tanto ele com os outros 8 aminoácidos essenciais frequentemente se encontram em quantidades insuficientes.

Isso pode comprometer diversas funções do corpo, além de prejudicar o humor, a concentração e a qualidade do sono. Nos casos de déficit de triptofano, uma alternativa é realizar a suplementação para suprir a demanda do corpo e evitar os prejuízos de sua ausência.

Agora, vamos entender melhor sobre as funções específicas do triptofano.

PARA QUE SERVE O TRIPTOFANO?

Para muita coisa, podemos adiantar. Este aminoácido é o precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, sono, apetite e funções intelectuais. Assim, o triptofano auxilia no combate aos distúrbios causados pela depressão, estresse e mau humor.

Ele também é capaz de diminuir a secreção de cortisol no organismo. O cortisol é conhecido como o hormônio do estresse. Sendo assim, o triptofano também ajuda a controlar os sintomas da TPM.

Mais uma vez abordando o fato dele ser precursor da serotonina, o aminoácido também é um grande aliado no processo de emagrecimento, visto que ajuda a controlar o apetite e a reduzir a vontade de comer doces.

Quando a serotonina se encontra em níveis saudáveis, o organismo atinge a saciedade mais rápido, combatendo, assim, a compulsão alimentar.

SUPLEMENTANDO O TRIPTOFANO

À suplementação de triptofano damos o nome de L-Triptofano. Ela pode ser tomada por meio de cápsulas, o que garante a precisão da dosagem recomendada e praticidade para o dia a dia.

A recomendação mais usual é a de ingerir até 4 cápsulas por dia. No entanto, buscar a orientação de um médico ou nutricionista é fundamental para entender suas próprias necessidades e, assim, consumir o suplemento na dosagem exata para o seu corpo.

Post Comment