Veja como funciona uma fábrica de estamparia

O brasileiro estar sempre investindo, seja para obter uma renda extra ou para montar o seu próprio empreendimento. Com isso em mente, muitas pessoas estão voltando sua atenção para algo muito lucrativo, a estamparia.

Atualmente é muito comum você ver pessoas usando camisas com frases criativas, personalizadas. Esse tipo de camisa é muito procurado por aqueles que têm um perfil definido. Além disso, encontramos diversos outros produtos personalizados e que tem rendido bons resultados.

Esse tipo de negócio quando é bem administrado pode dar bons lucros. Mas antes de tudo, é preciso entender como funciona. Neste artigo, falaremos sobre a estamparia em camisetas. Então, se você tem o interesse em investir em estamparia, veja como funciona uma fábrica.

Tinturaria

Antes do tecido passar por uma tinturaria, ele primeiro é produzido e tecido em equipamentos especializados. Quando o tecido já estar produzido, então chega o momento de ser tingido.

Numa fábrica as peças são tingidas ao montante e em diferentes cores, com produtos especiais para que essa tinta não saia quando passar pelas lavagens. Só depois desse processo, é que o tecido estar pronto para ser confeccionado.

Daí ele passar por alguns procedimentos como modelagem, corte e outros, para só depois ser enviado para fase da costura.

Costura

Já na fase da costura, cada parte é encaminhada para a área de montagem. Essa área é aquela em que cada trabalhador se responsabiliza por cada pedaço da peça final, conforme as medidas adequadas.

Depois desse processo, cada peça passa por uma inspeção ou revisão para que seja analisada cada medida, além da qualidade da costura. Após essa analisada, aquelas peças que não estão de acordo voltam para a fabricação. Essas peças são aquelas em que a costura saiu mal feita, fora da medida padrão.

Todas as peças que foram feitas de maneira correta, que passaram na análise, são encaminhadas para a fase de acabamento, que é a área responsável pelo aperfeiçoamento como, por exemplo, retirar os fios que ficam pendurados em excesso.

Depois desse processo, agora as peças são juntadas para serem passadas e em seguida, são encaminhadas para a fase da estamparia, onde se utiliza a máquina de estampar.

Estamparia

Existem diversos modos de estamparia. No modo stencil, se usa objetos vazados com a estampa que será pintada.

No modo transfer, a estamparia acontece através de uma termo-transferência, ou seja, é quando aquela figura é estampada no tecido através de uma prensa térmica.

Já no caso da serigrafia, que é um dos meios de estamparia mais antigos que existem, se utiliza alguns equipamentos que torna o processo bem custoso para produções menores.

Outro modo é a estamparia digital. Nessa modalidade a estampa é impressa direto na peça por meio de uma máquina de impressão, que tem a semelhança de uma impressora, porém, bem maior e mais larga. Gosta desse ramo? Que tal começar a trabalhar com isso tendo uma máquina de estampar?

Embalagem

Bem, depois de todos esses processos, agora é o momento da embalagem. Nessa fase, cada peça recebe uma etiqueta que contém informações como a marca do fabricante, matéria do tecido, e como deve ser conservada.

Em seguida, são embaladas em sacos plásticos e estocadas. A partir daí, estão prontas para serem comercializadas em qualquer loja de roupa.