O que saber antes de fazer uma longa prova de ciclismo

Março 14, 2019 Esportes 0 Comments

Todo ciclista apaixonado por esta prática deseja um dia participar de alguma prova de ciclismo. A cada ano que passa, aumenta o número de competições, no entanto, muitos participantes se apresentam de modo despreparado para tal competição.

Justamente pela falta de preparo é que vemos muitos ciclistas em algumas competições sofrerem algum tipo de dano como, por exemplo, câimbras, cansaço extremo e estiramento muscular. Por este motivo, é muito importante começar a treinar antecipadamente para ter condições de realizar a prova.

Para que isso não ocorra com você é preciso dar atenção a alguns detalhes que você deve saber antes de fazer uma prova de ciclismo.

Aprenda a fazer pequenos reparos

Durante uma prova de ciclismo sempre acontecem alguns imprevistos, por isso aprenda a fazer pequenos reparos como trocar pneu de bicicleta. Outra coisa que você precisa aprender é consertar corrente e regular os freios.

Reparos como esses são fundamentais antes e no decorrer das provas e quando você aprende, a competição fica mais fácil e rápida para você.

Tenha roupas e acessórios apropriados

Para que você tenha um bom desempenho na prova é preciso usar roupas e acessórios apropriados. Existem roupas adequadas para que pratica esse esporte, que ajudam na circulação e contribuem para a pedalada.

Além da roupa você também precisa ficar atento ao tipo de capacete, juntamente com luvas e protetores para regiões como cotovelos e joelhos. Lembre-se também do óculos que irá proteger o seus olhos de agentes agressores durante a prova.

Além de todas essas proteções é importante também prestar atenção no tempo no dia da prova, por exemplo, se for um dia quente ou nublado faça uso do protetor solar e caso a prova ocorra no dia chuvoso, utilize capas apropriadas para esse tipo de esporte.  

Conheça a rota antes da prova

Pra que você se der bem na prova de ciclismo, procure conhecer a rota antes do dia da prova. Dessa forma, você irá conhecer o percurso melhor e evitará alguns imprevistos e surpresas irritantes.

Fazer o reconhecimento da rota também servirá para que você providencie os equipamentos corretos quanto ao pneu, corrente, freio e outros.

Descanse bem antes da prova

Muitos acreditam que se treinar até o último momento, ficará mais perto de vencer a prova e dispensam o descanso, mas isso não estar correto. Descansar antes do dia da prova é muito importante para o bom desempenho no dia da prova.

Com o descanso o corpo se recupera dos exercícios intensos praticados, e assim ficará mais fácil de você ganhar a prova. Mas também não pode só descansar é preciso treinar um pouco, com moderação, para não esfriar.

Se alimente bem

A alimentação tem papel importantíssimo na rotina de quem pretende competir uma prova de ciclismo. Por isso, o interessante é que você procure a ajuda de um profissional para que ele trace um plano alimentar que te ajude.

Evite consumir carnes em grandes quantidades, além de bebidas alcoólicas. Aposte em alimentos integrais que dão mais energias para os treinos e para a competição.

Cuidado com a desidratação

Um grande inimigo de qualquer atleta é a desidratação. Assim sendo, beba bastante água para deixar seu corpo bem hidratado.

Você também pode investir em sucos e bebidas que contenham sais minerais. E não se esqueça de no dia da prova levar a sua garrafa com água para se hidratar no decorrer da prova.