Entenda qual ar condicionado é o ideal para você e sua casa

Março 21, 2019 Dicas 0 Comments

Na hora de comprar um ar condicionado é preciso ter conhecimento do tamanho do ambiente onde ele vai ser instalado, para que a climatização seja feita de forma correta. É muito importante também realizar o cálculo BTU para evitar a compra de um ar condicionado com potência incorreta.

Por este motivo, quando for comprar o seu aparelho de ar condicionado, você precisa saber entender qual é o aparelho ideal para você e sua casa.

Fique atento ao consumo de energia e a voltagem

A primeira dica para você saber se aquele aparelho é ideal para a sua casa é reparar se a voltagem do ar condicionado é adaptável à voltagem da sua residência, para evitar gastos com a troca da fiação elétrica ou até mesmo para evitar que seu aparelho queime.

Você também precisa ficar atento ao selo do INMETRO. Por meio desse selo você consegue verificar o consumo de energia. Caso a especificação seja A ou B, quer dizer que aquele aparelho consome pouca energia. Já as especificações C, D e E, quer dizer que consome muita energia, aumentando o gasto com eletricidade.

Agora veja qual é o melhor modelo para você e sua casa.

Ar condicionado de janela

Esse tipo de ar condicionado é um dos mais antigos que existe e um dos mais usados. Uma parcela do aparelho fica para fora da residência para que o ar quente possa ser retirado do local e jogado para fora.

Esse tipo de ar condicionado é indicado para locais pequenos, já que se trata de um modelo mais básico, com capacidade e BTUs reduzidos.

Ar condicionado portátil

O ar condicionado portátil também é recomendado para locais pequenos, pois também possui capacidade e BTUs reduzidos. No entanto, é uma excelente opção para quem quer comprar um aparelho de ótimo custo-benefício, já que o gasto com energia é menor que outros modelos.

Esse modelo também é ideal caso você more de aluguel, que não precisará mexer na estrutura da casa.

Ar condicionado Split

O ar condicionado springer no modelo Split, funciona com duas peças separadas. A parte condensadora tem a obrigação de resfriar o ar e é a parte que fica do lado de fora da casa. A parte evaporadora é instalada dentro da casa e joga o ar geladinho no local.

Esse modelo de ar condicionado é indicado para ambientes amplos, espaçosos, devido à grande capacidade de BTUs. Mas também pode ser usado em ambiente menores, com BTUs reduzidos.

Ar condicionado Window Split

Esse modelo de ar condicionado é um aparelho mais prático que outros modelos. Ele também é recomendado para pessoas que não tem autorização para mexer na estrutura do ambiente. É um ar condicionado split com a parte que fica do lado de fora, reduzida.

Ar condicionado Hi Wall

Esse também é um split que possibilita na parede. É um dos modelos mais comuns e com diversas funções. Além disso, é um dos mais acessíveis no mercado e pode ter sua instalação perto do teto, diferente de outros modelos.

Ar condicionado multisplit

O ar condicionado multisplit tem um sistema moderno, com diversas funções e possui filtros iguais aos modelos tradicionais. No entanto, com ele você tem a opção de ter bem mais evaporadoras com somente uma condensadora. É perfeito para quem necessita climatizar diversos locais na mesma hora.