Dicas para Redação nota 1000 Enem 2019

Julho 30, 2019 Dicas 0 Comments

Se você está em busca de dicas para redação nota 1000 Enem 2019 veio ao lugar certo! Para o post de hoje foram reunidas inúmeras orientações que podem fazer a diferença no dia da sua prova.

No ano passado, somente 55 redações conseguiram atingir a nota 1000. Em um universo de 4,1 milhões de provas, isso representa um percentual muito pequeno de estudantes com pontuação máxima.

Muita gente se depara com essa informação e acha que é uma missão impossível conseguir o mesmo feito. Mas não é! Estando bem preparado, o candidato consegue certamente cumprir as exigências mínimas da prova e ainda está sujeito a alcançar uma posição de destaque.

Continue acompanhando esta publicação até o final e saiba algumas das principais dicas para redação nota 1000 Enem 2019!

Dica #1: Conheça as exigências e estude redações bem avaliadas

Assim como acontece em outras provas avaliativas de pré-vestibulares e concursos, o Enem tem exigências básicas divulgadas aos candidatos para embasar seus estudos. No que diz respeito à redação, espera-se que seja escrito um texto dissertativo-argumentativo acerca de um tema relevante da atualidade.

Dicas para Redação nota 1000 Enem 2019 (foto: internet)
Dicas para Redação nota 1000 Enem 2019 (foto: internet)

O formato do enunciado é sempre o mesmo: uma coleção de textos posteriormente sintetizados em uma frase-tema. A partir dela, o candidato deve discorrer sobre o assunto enquanto demonstra um posicionamento sólido nas suas argumentações e propostas.

Para ter esse embasamento que permita escrever com maior segurança e consistência, é fundamental ler muito. Todos os tipos de mídias confiáveis devem ser consumidas. Mas não somente elas.

Uma dica interessante é ler outras redações que foram nota 1000. Pouco a pouco você identificará padrões e conseguirá entender na prática quais são os critérios técnicos nos quais os avaliadores dos textos se apoiam.

Dica #2: Tenha referências no seu repertório

Um dos traços encontrados em comum nas provas nota 1000 é a presença de referências a autores. Leituras aprofundadas, sejam elas filosóficas, sociológicas, históricas ou literárias são ótimas para a utilização na redação. Normalmente, é fácil de criar pontes conectando essas obras ao tema proposto.

Embora não seja necessário decorar citações para inserir no texto, é preciso compreender bem a ideia do autor para fazer a inclusão dela de maneira articulada. Dessa maneira, o estudante estará mostrando que tem capacidade de selecionar conexões coesas com o próprio repertório.

Dica #3: Ofereça soluções realmente viáveis

Para finalizar, uma das dicas para redação nota 1000 Enem 2019 mais importantes é sobre a conclusão da sua redação. Um dos objetivos da atividade é que o candidato proponha soluções viáveis para o problema contido na frase-tema.

Apenas frases genéricas como “as pessoas precisam se conscientizar” não são muito convincentes. Devemos ser mais precisos e dizer como isso vai acontecer objetivamente. Sua solução precisa ser aplicável no mundo real e ser condizente com a argumentação que foi construída até aquele ponto.

Seguindo essas 3 dicas e focando no estudos é plenamente viável conseguir uma nota 1000 na prova do Enem. Continue nos acompanhando para receber mais recomendações como essas! Até mais!