Confira dicas para economizar seus gastos mensais

Maio 9, 2019 Uncategorized 0 Comments

Todos os meses a pessoa precisa honrar com o pagamento de contas de energia, água e telefone, além dos gastos com gás, combustível, remédios, colégio do filho, plano de saúde, IPTU, e outros gastos que ocorrem nos fins de semana como um lazer.

Quando se faz a soma desses valores, o valor é altíssimo. Muitas pessoas só ganham um salário mínimo e dividir para tudo isso, fora a alimentação é uma tarefa muito difícil. Por isso, economizar é sempre a palavra de ordem.

No entanto, alguns estão tão acostumados com esse padrão de vida que não sabem por onde começar. Mas para economizar nos gastos mensais é necessário fazer mudanças na rotina e na forma de consumo. Veja algumas dicas importantes que poderão te ajudar nessa questão.  

Pague sempre com dinheiro

Se você deseja economizar nos gastos mensais, esqueça cartão de crédito, pague tudo o que comprar com dinheiro. Assim você vai ter um controle maior do que gasta.

Comprar com cartão de crédito facilita as coisas no momento, mas é preciso lembrar que no mês seguinte a conta chega e muitas vezes vêm com um valor acima do esperado, desse modo, não tem como economizar.

Gaste menos do que você ganha

Essa é a lei de ouro para quem pretende economizar nas despesas do mês. Parece ser algo fácil de fazer, mas não para quem estar acostumado a gastar por conta.

Gastar menos do que ganha é um desafio para muitas pessoas, inclusive para quem já pratica essa ação. Mas essa é uma das melhores formas de economizar algum valor no fim do mês. Não existe outra maneira de você atingir suas metas financeiras.

Use cupom de desconto

O cupom de desconto é uma ótima dica para quem deseja comprar algo e economizar ao mesmo tempo. Com os cupons de desconto você pode comprar diversos produtos necessários ou contratar diversos serviços, ganhando um abatimento em cima do valor total.

Por exemplo, se você tem costume de contratar o serviço de transporte por aplicativo, poderá usar o cupom de desconto 99, que oferece na maioria das vezes 30% de descontos na corrida. A economia parece pouca, mas no fim do mês o valor economizado é muito significativo.

Com cupons de desconto você também pode comprar remédios e até alimentos, o que torna o cupom uma ferramenta muito importante para a contenção de gastos.

Faça uma planilha de gastos

Essa dica sem dúvida é uma das melhores para quem procura economizar mensalmente. Por que ele é essencial? Por que quando uma pessoa costuma comprar sem fazer uma relação como que estar gastando o seu dinheiro, ela geralmente gasta mais e com coisas desnecessárias.

Já quando uma pessoa anota seus gastos, ela saberá com o que e quanto gasta. Assim, poderá controlar melhor suas despesas, eliminando os gastos desnecessários e reduzindo outros gastos.

Fazer uma planilha de despesas faz parte de quem estar aprendendo a exercer a ‘educação financeira’.

Estabeleça metas e orçamentos

Para economizar mensalmente você precisa estabelecer metas e orçamentos. Como assim? Depois que você conhece todos os seus gastos mensais, é preciso elaborar metas dividindo seus custos por categoria.

Procure reservar 50% do que ganha para gastar com as despesas importantes. Os outros 50% divida entre estilo de vida e para quitar dívidas. Caso não tenha dívidas, reserve para o futuro.