Como estudar para o Enem em pouco tempo?

Junho 27, 2019 Dicas 0 Comments

Muitas pessoas começam a estudar com bastante antecedência para a prova do Enem. Algumas resolvem diminuir o tempo com diversões, chegando a estudar durante 10 horas por dia e também nos fins de semana.

Todo esse esforço é para conseguir aumentar as chances de tirar uma boa nota na prova e conquistar uma vaga, afinal de contas, a concorrência é muito grande. E para aqueles que precisam estudar para o Enem em pouco tempo? Nem tudo está perdido!

Existem algumas formas de estudo que o candidato pode aplicar na sua rotina para conseguir uma boa nota na prova. Confira.  

Escolha assuntos que costumam cair no Enem

Já que você tem pouco tempo para estudar para o Enem, não perca tempo! Escolha aqueles assuntos que costumam cair na prova do Enem. Evite perder seu tempo tentando estudar todos os assuntos que você estudou no decorrer do ensino médio, já que grande parte deles não cai na prova.

Dessa forma, faça uma pesquisa nas provas realizadas há alguns anos atrás para ver e tomar nota de todos aqueles assuntos que foram explanados e dê prioridade aos temas mais importantes. 

Assista alguns vídeos que ajudem na redação

A maioria dos que vão fazer a prova do Enem, ficam temerosos na hora da redação. Mas você não precisa ter esse medo, pois a internet está cheia de vídeo-aulas que podem te ajudar a fazer uma boa redação.

Além disso, os vídeos são ferramentas de estudo que você pode usar em qualquer lugar como: no transporte, na fila de banco e em muitos outros momentos.

Você também pode aproveitar para assistir uma aula da professora Flávia Rita de português. Embora suas aulas sejam destinadas para quem vai prestar concurso, você pode aproveitar para tirar algumas dúvidas.

Todo esforço que você fizer para fazer uma boa prova de redação valerá muito a pena.

Crie um cronograma de estudo

Depois que você fizer uma análise dos assuntos que costumam cair na prova do Enem, é hora de montar um cronograma de estudo.

Evite perder tempo com distrações como, por exemplo, parando a todo o momento para ver a mensagem que chegou ou qualquer coisa do tipo. Lembre-se que você não tem muito tempo e que por isso, você precisa se preparar bem para concorrer a vaga com aqueles que tiveram bastante tempo para estudar.

No seu cronograma, determine horários para começar a estudar e para terminar, e não se esqueça das pequenas pausas para descanso. Tente seguir à regra o seu cronograma.

Fique atento ao que é notícia

Outra forma de você se preparar para estudar para prova do Enem em pouco tempo é ficando atento ao que é notícia. A prova do Enem sempre aborda um assunto que é ou foi notícia há alguns meses antes da prova.

Por este motivo, acompanhe sempre que puder o que passa na televisão, no rádio e na internet. E procure saber com detalhes sobre alguns assuntos que ganharam destaque na mídia.

Estude pelas provas anteriores

Outro modo que você pode aproveitar para estudar com tão pouco tempo é usando as provas anteriores. Esse é um método de estudo de muitos candidatos e muitos conseguiram tirar boas notas através desse modo de estudo.

Além de te ajudar a analisar o seu nível de dificuldade, você também poderá aprender algum assunto importante.