8 motivos para fazer um concurso público

Muita gente trabalha muito e ganha pouco hoje em dia, principalmente aqueles que são empregados de alguma empresa privada. Todo esforço e dedicação no serviço não é recompensado no fim do mês.

Além disso, você ainda tem que conviver com a insegurança de perder o emprego a qualquer momento. Por causa desses e outros motivos, muitas pessoas estão se dedicando mais aos concursos públicos.

Trabalhar no setor público é o desejo da maioria dos trabalhadores, já que há muitos benefícios na carreira pública, se comparado com empresas privadas. Veja o porquê a melhor opção ainda é fazer um concurso público.

Bom salário

De modo geral, o salário dos concursados é o que mais atraem as pessoas. Há concursos que realizam o pagamento de salários maiores que empresas privadas. Não importa a profissão que você escolher, o salário vai ser sempre um diferencial.

Conforme o tempo vai passando e o profissional vai se capacitando, se dedicando mais, melhorando a qualidade do seu trabalho, o salário vai aumentando cada vez mais, e anuncia com expectativa uma aposentadoria mais sossegada do que o atual regime da previdência.

Estabilidade financeira

O grande medo hoje de quem trabalha de carteira assinada pelas empresas privadas é justamente ser demitido a qualquer momento. No caso de quem é concursado, ele tem a segurança de que receberá seu salário todos os meses e não precisa ficar na expectativa de que a qualquer momento pode ser despedido.

Ter uma estabilidade financeira é uma alegria para poucos e os concursados se encontram nesse meio, por isso, muitos procuram fazer a prova do concurso inss.

Auxílios

Outro motivo que faz toda a diferença em uma carreira pública em comparação com outro tipo de trabalho, são os auxílios por direito. Entre os benefícios estão auxílio transporte, auxílio alimentação, plano de saúde e outras gratificações adicionais.

Não podemos nos esquecer que o auxílio maternidade também faz parte desse pacote e que o período de licença ainda é maior do que em outro setor.

Jornada de trabalho

Todo servidor público possui uma jornada de trabalho menor do que outro trabalhador. Mesmo quando há a necessidade de fazer horas extras, ainda assim, a remuneração é muito melhor do que outro emprego. Além disso, se essa hora extra alcançar o período noturno, ele também terá direito a receber o adicional noturno.

Aposentadoria integral

O servidor público quando se aposenta, continua ganhando o mesmo valor do seu salário, sem descontos, diferente da aposentadoria paga pela previdência.

Não necessita de experiência

Todo aquele que possui o segundo grau completo, pode fazer um concurso público. Grande parte dos cargos públicos não exige experiência prévia. Diferente de empresas privadas, que só dá valor para aqueles que possuem curso superior, no setor público qualquer pessoa pode ser qualificada para trabalhar ganhando bem.

Crescimento profissional

Os servidores públicos ainda podem aproveitar cursos de capacitação financiados por órgãos públicos e oferecidos de modo gratuito, para enriquecerem a experiência do dia a dia e o currículo.

Entre os cursos ofertados estão aqueles de capacitação específica em alguma área, além de graduação e pós-graduação.

Horário fixo de trabalho

Diferente de outros setores, onde muitas vezes o funcionário tem hora pra chegar mais não tem hora para sair, o servidor público não corre esse risco. Todo servidor público sabe a hora que começa a trabalhar e sabe a hora que deve largar e assim acontece. Todos os seus horários são fixos, inclusive a de almoço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *